6 dicas para quem vai estudar em outra cidade

Data: 29 de Agosto de 2019 — Por Redação
Escolher um bom colégio ou faculdade pode implicar mudança de cidade
Escolher um bom colégio ou faculdade pode implicar mudança de cidade

Ingressar em uma boa faculdade ou cursar um Ensino Médio mais completo muitas vezes implica mudanças significativa na vida dos estudantes, como se preparar para a grande quantidade de leitura obrigatória ou, até mesmo, a necessidade de mudar para outra cidade ou estado.

Se por um lado esse cenário pode ser encarado com otimismo e boas expectativas, por outro, pode gerar ansiedade e apresentar certas dificuldades se o calouro não estiver totalmente preparado.

Pensando nisso, confira 6 dicas importantes para quem decide estudar em outra cidade:

Fique atento ao mural da faculdade
Mesmo em tempos tão conectados, o bom e velho mural presente em todas as faculdades costuma ter boas oportunidades para sua nova fase de vida.
Desde anúncio de vagas, móveis usados até vaga como músico em bandas de rock – todo tipo de interação é válida para se acostumar ao novo ambiente.

Peça ajuda aos veteranos
Os rituais de recepção de calouros são excelentes oportunidades para trocas de informações sobre o dia a dia no campus, na cidade e na vida universitária.
Horário do restaurante universitário, bons preços de refeições e mantimentos na cidade, papelarias e livrarias. Enfim, toda troca de conhecimento é válida.

Informe-se sobre a futura cidade
Na era da informação, se você vai estudar em outra cidade, não é nada saudável simplesmente desembarcar em sua nova cidade sem nenhum conhecimento sobre o lugar.
Pesquise pontos turísticos, atrações e curiosidades da nova morada. Certamente vai te preparar para os primeiros impactos.

Analise as distâncias
Nem sempre a universidade fica localizada em uma região central. Tente pesquisar se vale a pena morar próximo ao local de estudos – e, consequentemente, ficar mais distante do centro e do agito. Ou o contrário: entender as vias de transporte público e mobilidade, como por exemplo, as bikes.

Faça um test drive nas repúblicas
As decisões sobre moradia vão influenciar sua rotina pelos próximos anos na nova cidade. Sendo assim, é importante não tomar atitudes precipitadas.
Nesse caso, existe a opção de morar, mesmo que temporariamente, como “agregado” em alguma república de estudantes já estabelecida. Pode ser o tempo necessário para conhecer a rotina da universidade e, só então, fazer sua escolha.

Mantenha contato com a família
Mesmo em sua nova rotina, não deixe de estabelecer contato com sua família e amigos da cidade natal. Pense, na medida do possível, em um cronograma de visitas e viagens para casa – e não deixe de telefonar e mandar mensagens.

Fonte: Com Universia Brasil